PRESSÀGIO

PRESSÁGIO

“Existe um mal que já vi sob o sol e é comum entre os homens”.
Eclesiastes. 6.1.
Premonições, revelações, déjà vús, pressentimentos... são expressões que intrigaram o homem desde sua existência consciente como Homo Sapiens. O que para a maioria das pessoas é algo tão complexo e enigmático, para alguns é fruto do ilusório ou da imaginação humana; A verdade é que pode, mesmo, haver uma resposta baseada na lógica ou esses fenômenos continuarão sendo um paradigma? É certo que o universo é um mistério sobre um outro mistério; contudo, o ser humano tenta explicar através da ciência, da psicologia, da filosofia e sobretudo da religião porque algumas pessoas em todo o mundo afirmam convictas, que podem prever acontecimentos, ou ter sonhos e visões do futuro.
Uma hora ou outra você vai se deparar com uma cena e jurar já ter visto aquilo antes e ninguém vai conseguir tirar da sua cabeça que aquilo é real. Tudo se repete igualzinho como aconteceu antes. Mas você sabe que nunca viu aquilo na vida, ou seja, está tendo um déjà vú (já visto), em francês. A ciência tenta explicar tal fenômeno afirmando em tese, que a mente acessa as lembranças na mesma fração de segundo em que elas são gravadas. E isso causa uma ilusão perene: o presente fica parecendo uma memória. E isso acontece geralmente quando a mente está sob intenso estresse e as funções de algumas partes do cérebro estão sobrepujando, “atropelando”, outras. A ciência diz que a reposta para diversas perguntas está no cérebro; mas como? Se até hoje os cientistas tentam descobrir como é que o cérebro funciona? De repente você acorda um dia e tem que fazer uma viagem, mas está com um péssimo pressentimento, uma angústia... você não sabe o que é mas sabe que não deve viajar, só que é um compromisso inadiável e você viaja mesmo assim. De repente, o seu carro bate, ou capota em algum cruzamento, por sorte você não morreu. Qual a explicação? Estudos, atualmente, dizem que o homem não possui apenas cinco sentidos, mas sete. Além do tato, da audição, do olfato, do paladar e da visão, o ser humano possui outros dois que atuam como um “sentido aranha”, aquilo que o homem aranha sente quando algum perigo está para acontecer (algumas aranhas tem, realmente, esta capacidade também) ou quando você pressente que tem alguém atrás de você lhe observando à uma certa distância e quando você se vira se dá conta que é verdade.
Existe outro fenômeno um tanto complexo que não se pode explicar com simples estudos da ciência ou da psicanálise; são as premonições ou visões que são reveladas, “mostradas”, em um sonho para algumas pessoas ou até mesmo acordado, para uma pequena minoria; alguns escolhidos no meio de tantos, que recebem esse fardo, que muitos chamam também de dom.
Também chamados de profetas, videntes, shamans, paranormais, oráculos... essas pessoas conseguem fazer previsões desde fatos que mudaram a história para sempre à acontecimentos mais comuns do cotidiano da vida de “pobres mortais” como a maioria de nós. A verdade é que existe sempre uma resposta, mesmo que não seja a mais racional ou a mais sensata. Mas como encontrar uma resposta racional para um tema tão “sobrenatural”? Talvez estamos querendo respostas físicas para questões que estejam além da física (metafísica).
A religião diz que é Deus quem revela a seus profetas as coisas que irão acontecer: A filosofia (imanência) diz que há um princípio divino em todas as coisas neste mundo. Filósofos como Tales e Newton se dedicaram a estudar os princípios da natureza, como na geometria e na física. Era preciso, para eles, apreciar a ordem natural das coisas, a harmonia da natureza e do universo. Newton, por exemplo, utilizou a matemática para afirmar, em teoria, que o mundo não passará de 2070. Já Platão, dizia que antes das coisas reais, do mundo real em que vivemos, existem as idéias das coisas, que são eternas e vivem no “mundo das idéias”. Esse mundo das idéias, seria o único de fato verdadeiro; e este aqui, em que vivemos, seria uma sombra, uma ilusão; e tudo que há nele, todas as coisas, as sensações, são só para nos enganar e nos impedir de ver a verdade. A mente vive independente do corpo, e as vezes ela pode ir a um tempo a frente e “ver” o futuro, até porque esse mundo é como um filme repetindo e repetindo porque ele não é de verdade, apenas uma enganação.
A psicologia diz que tudo é fruto das sincronicidade, ou seja: a idéia de que o passado, o presente e a mente humana, através de fatores aleatórios, pode prever o curso das ações futuras; sendo assim, fenômenos como terremotos, tsunâmes, vulcões em erupção, furacões, enchentes, doenças e extinções em massa, que assolam o mundo nos nossos dias são eventos cataclísmicos que representam presságios de um final apocalíptico, podem ser previstos se procurarmos conhecer as ações dos seres humanos no curso da história. Jesus previu que assim como nos dias de Noé, 1também seria nos últimos dias. Comiam, bebiam, festejavam, transavam... Até ao dia em que Noé entrou na arca e veio o dilúvio e matou a todos... Existe uma ordem para as coisas permanecerem estáveis; o Estoicismo (segmento filosófico) acredita que o mundo é governado por uma lógica divina, ou seja, Deus está no mundo e sua manifestação é a ordem das coisas. A ausência dele é o desequilíbrio, o mal... Até a música influencia na harmonia do mundo ou na desarmonia dele. A escala cromática de alguns acordes, por exemplo, sequencialmente tocada sob um determinado compasso, faz com que um enxame de moscas voando a esmo (sem direção), presas em um determinado recipiente, passe a voar no mesmo sentido, ordenadamente. A Litosfera, a Atmosfera, a Hidrosfera e a Biosfera estão relacionadas entre si; a modificação de uma das camadas pode alterar as demais.
Só existe uma forma de ver Deus e a sua manifestação nesse mundo; é através das atitudes do povo que chama pelo seu Nome. Quem é o povo de Deus? Jesus disse que o seu povo seria conhecido pelo amor uns para com os outros e que seus discípulos seriam a luz e a representação o bem nesse mundo. Quando Jesus foi crucificado e morreu, Deus se “afastou” da Terra, e houve um terremoto ao mesmo momento em que o céu escureceu e que Jesus clamou dizendo: “Deus meu, Deus meu, porque me desamparaste?” É a ausência de Deus por causa das ações das pessoas. O trabalho do mal é converter o bem no contrário de si mesmo, ou seja, no próprio mal. E quando o povo de Deus se afasta do amor, da justiça e do bem, a luz, que é Deus, se afasta, o mal prevalece e a desordem impera; como conseqüência vem os castigos. Trechos das sagradas escrituras confirmam o descontentamento divino por causa de seu povo; revelam através das profecias os castigos que viriam sobre eles para que se arrependessem. Por causa dos pecados e desobediência de Jerusalém, Deus fez com que ela fosse dominada 44 vezes por vários povos; o templo – que eles idolatravam mais do que ao próprio Deus – foi destruído e reconstruído 3 vezes. A última delas, inclusive, foi uma profecia que Jesus previu setenta anos depois da sua morte, a invasão Romana e a destruição do templo, séculos depois, por Saladino na época das cruzadas (idade média). Esses eventos sempre foram encarados como castigos divino; observe:
“Filho do Homem, a casa de Israel se tornou para mim em escória; os seus sacerdotes transgridem a minha lei, e profanam as minhas coisas santas; entre o santo e o profano não fazem diferença nem diferem o impuro do puro: os seus profetas têm visto vaidade e predizem mentiras, dizendo: assim diz o Senhor; sem que o Senhor tivesse falado. Ao povo da terra oprimem gravemente e andam roubando... Não confies em palavras falsas dizendo: templo do Senhor, templo do Senhor é este. É pois esta casa que se chama pelo meu Nome uma caverna de ladrões aos vossos olhos? Eis que eu mesmo, vi isto, diz o Senhor. Porque desde o menor até o maior deles se dá a avareza,desde o profeta até o sacerdote, cada um deles usa de falsidade. E curam a ferida da filha do meu povo levianamente dizendo: Paz, paz; quando não há paz, porventura envergonham-se de cometer abominações? Pelo contrário, de maneira nenhuma se envergonham, nem sabem que coisa é envergonhar-se. Porque todo irmão não faz mais que enganar e todo o amigo anda caluniando. E zombará cada um do seu próximo e não falam a verdade, ensinam a sua língua a falar mentira. Pois este povo se aproxima de mim, e com a sua boca e seus lábios me honra, mas o seu coração se afasta pra longe de mim e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens que aprendeu de cór. A minha casa será chamada casa de oração e vocês a tornaram num covil de ladrões. Tu pois não ores por este povo nem levante por ele clamor ou oração, nem me importunes porque eu não te ouvirei. E se o meu povo que se chama pelo meu Nome se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra. Busquei no meio deles um homem que estivesse tapando o muro e estivesse na brecha perante mim por esta terra para que eu não a destruísse,mas não achei ninguém”.
Encare os eventos recentes como presságios de um fim inevitável por causa das atitudes dos homens ou pode ser apenas coincidência. O que você não pode fazer é não enxergar que algo além da sua compreensão ou aceitação está para acontecer e isto é só início. A verdade é que a terra está mudando de forma como uma mulher para dar a luz, e que terremotos, tsunâmes ou erupções vulcânicas podem ser previstos, pois agora são fatos inevitáveis. Não podemos fazer mais nada pra impedir a não ser tentar ser pessoas melhores e esperar as leis da natureza restabelecer o equilíbrio.

Markus Catedral. Filósofo Polemista
markuscatedral@hotmail.com (e-mail/orkut)
(Os olhos de Sofia)

Referências Bíblicas:
Ezequiel: 22: 18, 26, 28, 29, 30, Jeremias: 7: 4, 11, 16. 8: 10, 11, 12. 9: 4, 5. Isaias: 29: 13, II Crônicas: 7: 14. Mateus: 21: 13

1 Comentário:

Unknown disse...

PAZ de DEUS!No profundo de minha loucura venho observado relatos do que foi postado nos comentários de Platão,Estoicismo e "O SOBERANO SENHOR".Relato um testemunho verdadeiro em que o mal vem tomando forma a tentar acima do livre arbítrio de DEUS e com astúcia por meio da escravidão humana,e a relação de tudo ao redor ser mentira e enganação.Em verdade vos digo da parte de DEUS "Aquele que tem sede de graça bebera da fonte da agua da vida.A salvação provem de DEUS Em nome do Senhor JESUS.

Postar um comentário